CBX News

Entrevista com a octacampeã brasileira, MF Juliana Terao

21/01/2024 - 13:40

JULIANA TERAO CONQUISTA OITO TÍTULOS BRASILEIROS DE XADREZ E IGUALA A MARCA DE REGINA RIBEIRO

A enxadrista paulista Juliana Terao é a mais nova recordista de títulos brasileiros. No mês passado, em Timbó/SC, a Mestre Fide venceu o Campeonato Brasileiro Feminino pela oitava vez, igualando a marca histórica da Mestre Internacional Regina Ribeiro. Os feitos de Juliana não param por aí, em 2024 irá participar da sua décima Olimpíada, duas online e oito presenciais, alcançando a marca da catarinense.

Na conquista do octacampeonato, Juliana disse ter ficado surpresa, pois na sua opinião, as adversárias Julia Alboredo e Kathiê Librelato eram as grandes favoritas. "Confesso que foi uma surpresa ganhar essa brasileiro, Julia e Kathiê estavam bem fortes, eram as favoritas, mas no decorrer da competição percebi que ainda tinha muito para mostrar e venci", comentou.

Natural de Suzano/SP e aos 32 anos, Juliana revela que o segredo do sucesso na conquista de oito títulos nacionais vem da resiliência e também da persistência. "Tenho muita facilidade em me adaptar em situações difíceis, quem me conhece sabe que não jogo a toalha facilmente, mesmo na dificuldade acredito na vitória até o fim", explica a Mestre Fide que pratica xadrez desde os 6 anos.

Em 26 anos como atleta profissional, Terao já conheceu mais de 25 países, disputou duas olimpíadas online e sete presenciais. Em 2024, vai para a oitava participação presencial e espera mais uma vez poder representar em grande estilo o seu país. "Venho participando da Olimpíada desde 2008, minha melhor participação foi em 2018, mas agora muito mais experiente, espero conseguir um grande resultado para o Brasil", falou.

Diante de tantas competições internacionais, Juliana revela que a sua maior adversária até hoje é a chinesa Hou Yifan. "Enfrentei ela na Olimpíada de 2010, na Sibéria, e foi uma grande aula, aprendi muito com Hou Yifan que na época era o grande prodígio feminino do xadrez", conta Terao.

Sobre as dicas para as atletas que estão começando, a octacampeã brasileira diz que o primeiro passo é gostar de SE divertir jogando xadrez, depois muito foco nos treinos e muita preparação psicológica. "Xadrez é diversão, você tem que gostar de jogar, pois o esporte tem momentos bons e ruins, e se divertir jogando é a melhor motivação, depois é ter disciplina, foco nos treinos e trabalhar a mente para suportar a pressão psicológica", explica.

Mãe de Nicolas, de 3 anos, Juliana vem se dividindo entre os treinos, competições, alunos de xadrez e lida da casa. Mas mesmo com tantos afazeres, não pensa em parar de jogar. "Como agora sou mãe, tenho uma nova rotina, mas com planejamento e muito profissionalismo pretendo seguir jogando em alto nível por muitos anos", disse a super campeã brasileira que já iniciou a preparação para a primeira competição de 2024, o Aberto de Criciúma, em janeiro.

Twitter Youtube Facebook