CBX News

14º Aberto do Brasil Xadrez Potiguar

14/02/2024 - 19:36

Aberto do Brasil Xadrez Potiguar reuniu participantes de seis estados em Natal

O torneio Aberto do Brasil Xadrez Potiguar reuniu 56 participantes de seis estados, durante o feriado de Carnaval, em Natal-RN, de 10 a 12 de fevereiro de 2024. O evento promovido pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e organizado pela Federação Norte-rio-grandense de Xadrez (FNX), teve como campeão absoluto o pernambucano Rafael Cabral, o vice Márcio Jordão, do Rio Grande do Norte, e Vitor Firmo, também do RN, em terceiro lugar.

Participaram da 14ª edição os atletas dos estados do Acre, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Santa Catarina. O Aberto do Brasil Xadrez Potiguar distribuiu R$6.450,00 em premiação e contou como etapa do Circuito Nacional de Abertos do Brasil de 2024, além de valer vaga para as finais do Campeonato Brasileiro Absoluto, marcado para acontecer no final do ano, em Natal-RN, e o Feminino, em Santa Catarina.

O presidente da CBX, Máximo Igor Macedo, comemorou o sucesso da competição em Natal.

"A 14ª edição foi muito importante porque consolidou a data do período carnavalesco, isso faz com que o evento de 2025 esteja garantido, já que existe um público, pois contamos com um número maior de estados, um total de seis, e a expectativa para o próximo ano é de que a competição cresça ainda mais", revelou o dirigente.

O Aberto do Brasil Xadrez Potiguar foi disputado em várias categorias. No Sênior acima de 50 anos, a classificação ficou assim: em primeiro lugar Rodrigo Canonico (PB), em segundo Marcelo Urquiza (PB) e 3º lugar Marcos Valério; no Sênior +65 o campeão foi Roberto Luiz Costa (PB), o vice Alexandre Macedo (RN) e em terceiro Máximo Valério (RN). Na categoria Sub-10, Máximo Ian Macedo (RN) ganhou a medalha de ouro.

No Sub-12, o 1º lugar ficou com Ítalo Medeiros (RN), no Sub-14, o campeão foi Pedro Lucas Araújo (RN), no Sub-20 o título ficou com Giovanni Tavares (RN) e João Vitor Rodrigues (RN), em segundo lugar. Na categoria feminino, a campeã foi a atleta de Santa Catarina, Camila Evaristo, enquanto Renee Brambilla (RN) em segundo e Emanuela de Sousa, da Paraíba, em terceiro.