Xadrez nas Escolas

Xadrez Escolar - 8 anos na Secretaria de Educação de João Pessoa (PB)

25/03/2013 - 12:00

Tiveram início nesta segunda-feira (18) às aulas do Projeto Xadrez Escolar, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) na rede de ensino. As atividades em sala de aula beneficiam estudantes do Ensino Fundamental de 55 escolas.
A ideia da prática esportiva é desenvolver os aspectos cognitivos e éticos nos alunos, para que estes tenham excelentes resultados nas disciplinas curriculares, no ambiente estudantil e na vida social. A grande novidade de 2013 é o aumento da carga horária na maioria das instituições.
“Por conta dos resultados obtidos nas escolas e nos eventos realizados pela Secretaria de Educação, vimos à necessidade de expandir as atividades, visando um melhor desempenho dos alunos na sequência do seu currículo escolar”, esclareceu o secretário de Educação, Luíz Sousa Jr.
Durante o ano letivo 2013, além das aulas normais de xadrez, serão promovidos eventos, competições internas e externas, além de seletivas para a classificação das Olimpíadas Escolares Brasileiras. Semanalmente haverá uma aula para os alunos destaques com o coordenador geral do projeto, Francisco Cavalcanti, que vai preparar os enxadristas para disputas escolares, a nível municipal, estadual e nacional.
Formação Continuada – Mensalmente, os professores de xadrez vão se reunir para receber capacitação pedagógica, trocar experiências, desenvolver habilidades didáticas e de relacionamento com os alunos, gestores e pais. Esses encontros também vão servir para organizar eventos e competições.


Twitter Youtube Facebook