Circuito Brasileiro de Xadrez atinge cinco etapas e eleva o grau de competitividade
13/03/2023 - 17:39
versão para impressão
O Circuito Nacional de Abertos de Xadrez do Brasil encerrou os dois primeiros meses do ano com a realização de cinco etapas, registrando um crescimento no número de participantes e elevando o grau de competitividade da modalidade. No momento, a liderança pertence ao uruguaio IM Luís Ernesto Rodi, seguido pelos CM Matheus Mendes, em segundo lugar, e o FM Kauã Marques Silva, na terceira posição.
De acordo com o presidente da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), Máximo Igor Macedo, o sucesso deve-se as mudanças realizadas. “O Circuito Nacional de Abertos do Brasil com uma nova roupagem, obteve ainda mais sucesso. Os títulos de Candidato a Mestre Nacional e Mestre Nacional, absoluto e feminino, obtidos através dele e a definição dos campeões ao final da temporada, com distribuição de prêmios, vem tornando-o um dos mais importantes projetos competitivos em atividade. Por isso estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados e a tendência é crescer muito mais, tendo em vista o grande potencial existente”, revelou.
A corrida pela liderança do Circuito Nacional continua neste mês de março com a realização de mais dois abertos. No próximo final de semana, serão realizadas as etapas de João Pessoa-PB com o XII Memorial Bobby Fischer, cuja previsão é de 130 inscritos, e o Aberto do Brasil de Poços de Caldas. De acordo com a presidente da Federação Mineira de Xadrez, Luciane Sepúlveda, a previsão é de 70 inscritos e a premiação no valor de R$ 5 mil.
As cinco etapas do Circuito Nacional realizadas até o momento foram os Abertos do Brasil de Salvador/BA, Criciúma/SC, Florianópolis/SC, Araraquara/SP e Natal/RN.